Carnotauro

O carnotaurus é um membro do grupo de dinos conhecido como carnossauros. esse grupo inclui alguns dos mais terríveis animais do gênero, como o tyrannosaurus rex e o allosaurus. Eles têm algumas semelhanças entre si, como as grandes e poderosas cabeças e os dentes agudos como canivetes. Mas o carnotaurus, uma descoberta relativamente recente, distingüia-se pelo crânio mais curto e fundo que o do tyrannosaurus rex e por pequenos chifres na testa. Este enorme caçador tinha pescoço curto e forte, cabeça semelhante à do touro e braços pequenos demais para todo o seu tamanho. Comparados com o corpo, de tamanho equivalente a três carros pequenos, os braços do carnotaurus eram bem pequenos.

Suas longas e musculosas pernas deviam deixá-lo mais ágil que muitos outros carnossauros. Assim, era capaz de alcançar uma presa na corrida e tomá-la de surpresa. Com suas garras recurvas, prendia e feria a vítima, enquanto as poderosas mandíbulas arrancavam uns bons nacos de carne. Apesar de forte, o crânio do carnotaurus deve ter sido leve o suficiente para

permitir fácil movimentação. Descobriram-se espaços vazios nas laterais do crânio, de modo a reduzir seu peso. Os dentes do maxilar superior eram próprios para fazer em pedaços a carne que ficava presa nos dentes inferiores, já que os braços não conseguiam segurar nada. Para cumprir essa função, os dentes do bicho cresciam até 4 cm e se curvavam para dentro. Quando corria, o carnotaurus devia ser bastante desengonçado, mas mantinha o equilíbrio graças à longa e musculosa cauda.

Ela compensava os movimentos do tronco e da cabeça, mantida para frente e para o alto durante a perseguição à presa. Pesado como um automóvel, muito alto, o carnotaurus corria sobre duas pernas. Sua comprida coluna vertebral era como um varal sustentando o peso do bicho. As costelas compridas davam-lhe apoio e proteção adicional. Encontrado em 1985, numa vasta área semi-desértica da Patagônia, na Argentina, o carnotaurus foi um achado espetacular. Os restos fósseis deram aos cientistas uma boa idéia de como era a pele deste dino.

Pelo corpo todo, da cabeça à cauda, havia fileiras de listras intercaladas. Uma seqüência de grandes rugosidades na pele começva logo depois das manchas na cabeça do animal, formando um curioso padrão em volta dos olhos e na parte superior do focinho. No topo de sua cabeça pequena e larga, o carnotaurus exibia um par de chifres diminutos e achatados. Localizados logo acima dos olhos, pareciam pequenas asas, Ao contrário dos dinossauros com chifres, como o triceratops, esse equipamento do carnotaurus era modesto demais para servir-lhe de defesa.

Acredita-se que o animal; pode ter tido outras camadas de chifre, sobrepostas à primeira, deixando-o mais comprido. E, assim como os cervos, é possível que o carnotaurus macho tivesse chifres maiores do que a fêmea.

Breve explicação do Paquicefalossauro

0 comentários:

Postar um comentário