Lepospôndilos e Lissanfíbios

Lepospôndilos foi um grupo de tetrápodes carboníferos e permianos que provavelmente incluía os ancestrais dos lissamfíbios, o grupo que abrange os sapos, salamandras e cecílias. Eles viveram em um mundo quente e úmido onde temnospôndilos gigantes foram os predadores dominantes. Microssauros foram lepospôndilos semelhantes a lagartos que viveram no carbonífero e no início do permiano. Alguns eram adaptados para viver em terra enquanto outros eram aquáticos. Nectrídeos foram animais semelhantes a salamandras que viviam na água - O nictrídeo mais conhecido é o Diplocautulus, com a sua cabeça distinta em forma de bumerangue ( acima ). Lissanfíbios evoluíram cedo no Mesozóico, possivelmente a partir dos microssauros. Sapos são conhecidos desde o Triássico, enquanto salamandras e cecíclias apareceram primeiramente no Jurássico. Hoje existem mais espécies de lissanfíbios do que de mamíferos - aproximadamente 5 mil.

Cabeça de bumerangue

Diplocaulus do Permiano do Texas foi um dos mais incomuns lepospôndilos. A forma de "bumerangue" do seu crânio era formada por extensões laterais semelhantes a chifres na traseira do crânio. Bebês Diplocaulus não tinham um crânio com a forma de um bumerangue visto nos adultos. Mas, à medida que cresciam, as estruturas semelhantes a chifres tornavam-se maiores. O crânio de Diplocaulus eram um dos vários desenhos bizarros encontrados dentre os nectrídeos - muitas espécies posteriores tinham focinhos extremamente longos. O corpo curto de Diplocaulus e cauda também eram incomuns para os nectrídeos . Alguns especialistas têm especulado que ele se movia por meio de ondulações para cima e para baixo do corpo, em vez de usar a sua cauda.

Diversidade dos lissanfíbios

Desde seu aparecimento, lissanfíbios evoluíram para uma grande variedade de formas. Sapos são lissanfíbios com esqueletos muito reduzidos. Eles não possuem costelas nem cauda, apresentam poucas vértebras e têm a pelve reduzida para uma estrutura em forma de V. Triadobatrachus do Triássico de Madagascar é o mais antigo sapo já conhecido. Salamandras fósseis aparecem primeiramente no Jurássico. Grupos modernos, tais como as salamandras gigantes, são conhecidas desde o Eoceno ( 53-33, 7 Ma ). Os lissanfíbios semelhantes a minhocas, sem membros, chamados cecílias, também tiveram a sua origem no Jurássico.

0 comentários:

Postar um comentário