Peixe de 95 milhões de anos é encontrado no Maranhão

Uma Raia Espadarte de 95 milhões de anos será a mais nova sensação do mundo científico. A descoberta será catalogada nas revistas científicas nos próximos dias. A novidade é do Brasil e é desconhecida da maioria da população e até dos paleontólogos.

O peixe gigante foi encontrado na ilha do Cajual, em Alcântara no Maramanhão e mede dois metros de comprimento. Os ossos estão no museu da História Natural e os pesquisadores fizeram uma réplica do fóssil que está em exposição.

O museu tem mais de 6 mil peças catalogadas e é um dos mais importantes acervos da história, justamente porque retrata o período da separação dos continentes sul-americano e africano.

Há quarenta e quatro anos pesquisadores da UERJ, UFMA, Universidade do Rio Grande do Sul, do museu Emílio Goelde e da Unesp de Rio Claro vêm pesquisando a história da separação desses continentes.

Uma descoberta que conta a história do próprio planeta e dos grupos de animais e vegetais que aqui viviam. Coincide com a era dos grandes répteis: dinossauros, pterossauros e os répteis marinhos. O único dinossauro genuinamente brasileiro foi encontrado num dos rios do Maranhão.

Ilha do Cajual

A ilha do Cajual é a prova mais concreta de que América e África eram um único continente. O que levou os pesquisadores a chegarem a esta constatação foram os registros de terremotos, ondas, pegadas de dinossauros e os ossos que são descobertos a cada nova escavação feita pelos alunos, professores, especialistas em paleontologia. Isso tudo comprovaria que a América do Sul já esteve mesmo ligada à África.

0 comentários:

Postar um comentário