Reptiliomorfos

Primeiramente quero dar a vocês ótimas notícias, agora a parte de peixes e invertebrados acabou, então vai começar a parte dos dinossauros e aves junto da dos anfíbios e répteis.

Diadectes, um réptil que atingia 3m de comprimento

Os reptiliomorfos ( "forma de réptil" ) incluem os ancestrais dos amniotas e os amniotas - o grupo que inclui os répteis. Embora alguns reptiliomorfos, como o Crassigyrinus, fossem anfíbios ou aquáticos, seus esqueletos tornaram-se mais bem adaptados para carregar o seu corpo em terra. Alguns reptiliomorfos são encontrados preservados em ambientes muito distantes da água e não estão associados com outras espécies dependentes da água. É possível que estes reptiliomorfos terrestres fossem semelhantes a amniotas e eles têm sido muitas vezes classificados como amniotas. Não se sabe ao certo se eles realmente depositavam seus ovos em terra, como fazem os amniotas, mas alguns deles são conhecidos por produzirem larvas aquáticas. A maioria dos reptilomorfos anfíbios e terrestres foram predadores que comiam artrópodes e pequenos vertebrados. Os diadectomorfos foram herbívoros, enquanto os antracossaurus foram aquáticos de corpo alongado. Alguns deles alcançavam até 5 metros de comprimento e, provavelmente, caçavam peixes e outros animais.

Os primeiros Herbívoros

Os diadectomorfos foram animais semelhantes a répteis que evoluíram no final do Carbonífero e sobreviveram durante o Permiano. Eles tinham membros fortes e cintura pélvica robusta e curta. Diadectes, da América do norte e Europa, é o diadectomorfo mais conhecido. A forma dos seus dentes mostra que os diadectomorfos foram herbívoros, assim como os primeiros vertebrados terrestres a evoluir tinham hábitos de herbívoros. Características dos seus esqueletos mostram que diadectomorfos eram intimamente aparentados aos amniotas e devem ter tido um modo de vida e uma anatomia muito similares.

Predadores Aquáticos Bizarros

Crassigyrinus ( acima ) do início do Carbonífero da Escócia é considerado por alguns especialistas um reptiliomorfo. Ele tinha aproximadamente 2 metros de comprimento, uma cabeça maciça e robusta e membros delicados. Crassigyrinus foi realmente um predador aquático de peixes e outros vertebrados. Muitas das suas outras características eram bastante primitivas, talvez por causa da sua especialização à vida aquática. Dentre essas estavam a sua pélvis e uma fenda proeminente na parte inferior do crânio. Esta pode ter sido um espiráculo - um remanescente das fendas branquiais encontradas nos peixes e nos primeiros vertebrados com membros.

1 comentários:

  1. Boa tarde... Gostaria de saber onde conseguiu esta foto do Reptiliomorfo - Diadectes... Gostaria de utilizá-lo em minha monografia e necessito de uma fonte.

    No aguardo,
    Obrigada.

    Renata

    ResponderExcluir