Temnospôndilos


Mastodontosaurus que atingia 2m de comprimento

Foi um grupo grande e diversificado de anfíbios aquáticos e de animais terrestres. Seus fósseis são conhecidos de rochas paleozóicas e mesozóicas de todo o mundo. Muitos dos primeiros temnospôndilos foram aquáticos, predadores semelhantes às salamandras, tais como os Dendrerpeton, que eram predadores terrestres com corpos robustos e curtos e olhos nas laterais da cabeça. Diferentemente das salamandras e dos sapos modernos, não tinham uma pele lisa e nua. Ao invés disso, os seus corpos tinham escamas. Alguns temnospôndilos terrestres posteriores tinham carapaças nas costas. Outros temnospôndilos avançados permaneciam na água e se tornariam predadores gigantes - alguns deles tinham crânios alongados e lembram os crocodilos modernos. Eles não estavam restritos à água doce e alguns parecem ter vivido no ambiente marinho. Seus fósseis indicam que eles tinham um estágio larval.

Metopossauros

Com um parentesco distante de Mastodonsaurus, os metopossauros foram um grupo de temnospôndilos grandes, a maioria aquática. Todos os metopossauros, incluindo Buettneria ( acima ) do final do Triássico da América do Norte, tinham crânios largos e achatados. Restauradores baseavam na idéia de que o Buettmeria era um predador com uma cauda longa. Contudo,m pesquisas recentes sugerem que Buettneria tinha uma cauda curta e provavelmente se deitava na borda de rios para esperar e agarrar as presas que estavam ao seu alcance.

Mastodontosaurus

Mastodontosarus foi um temnospôndilo com uma cabeça enorme que pertenceu a um grupo de animais triássicos mais avançados chamado capitossauros. Ele tinha um corpo curto e forte, membros robustos, uma cauda curta e um crânio poderoso com longas mandíbulas. Duas grandes presas triangulares apareciam próximas à extremidade a maxila inferior. Quando essas maxilas se fechavam, essas presas atravessavam aberturas no palato e se projetavam através da extremidade anterior do crânio. Os fósseis de alguns temnospôndilus menores têm marcas feitas por animais semelhantes ao Mastodontosaurus. Eles provavelmente alimentavam-se de peixes, bem como de animais que viviam em terra semelhantes a pequenos arcossauros.


1 comentários:

  1. Mas e os temnospôndilos brasileiros? São tão importantes para o estudo deste grupo, como por exemplo Prionosuchus plummeri que uma das espécies mais antigas de temnospôndilos. Na Revista Brasileira de Paleontologia existem excelentes artigos sobre o tema, principalmente do Schultz da UFRGS.

    ResponderExcluir