Apresentando Anfíbíos e Répteis

Hylpnomus um réptil com 20cm de comprimento

Apresentando os Amniotas

No final do Carbonífero, surgiu um grupo de animais que poderia dominar a vida em terra - os amniotas. Descendentes dos reptilomorfos, essas foram as primeiras criaturas proteger seus embriões em uma estrutura selada chamada ovo amniótico. A evolução do ovo amniótico foi provavelmente a chave do desenvolvimento que permitiu aos tetrápodes a conquista do ambiente terrestre - eles poderiam agora adentrar os ambientes que estavam muito distantes da água. Amniotas formaram dois grandes grupos: sinápsidos ( mamíferos e seus parentes fósseis ) e répteis. Muitos, mais tarde, dispensaram o ovo e retiveram os embriões internamente, proporcionando-lhes maior proteção.

Ovos Amnióticos

Ovos amnióticos têm uma casca semipermeável que protege o embrião do dessecamento no ambiente externo; Uma membrana interna, chamada âmnio, envolve o embrião e sua gema, que é a sua fonte de alimento. Um saco chamado alantróide reserva os dejetos resultantes do metabolismo. O desenvolvimento do embrião em uma estrutura selada protetora proporcionol que o estágio larval livre natante encontrado nos primeiros tetrápodes não fosse mais necessários.

Os primeiros Fósseis dos Amniotas

Paleontólogos podem identificar características no esqueleto que são únicas aos sinápsidos e répteis - como os dentes, por exemplo. Essas características permitem a eles reconhecer os primeiros fósseis amniotas, sem uma prova direta de que eles punham ovos. Os primeiros fósseis de répteis são de animais carboníferos tais como o Hylonomus e o Paleothyris. O mais antigo fóssil é o do Archaeothyris ( acima ) do Carbonífero, da mesma localidade no Canadá onde foram encontrados Hylonomus e Paleothyris. Todos os primeiros amniotas tinham aparência muito semelhante.

0 comentários:

Postar um comentário