Lagartos com Chifres


Dilophosaurus, um carnívoro que atingia 6m de comprimento

Chifres ou protuberâmcias na cabeça fizeram com que alguns dinossauros carnívoros ganhassem o nome de ceratossauros ( "lagartos com chifre" ). Pelo menos 20 espécies são conhecidas - a maior possuía 7m de comprimento e pesava mais do que 1 tonelada, enquanto a menor era do tamanho de um cachorro. Chifres não eram exclusivos dos ceratossauros, e nem todos tinham chifres, mas eles compartilhavam certas características no esqueleto. Eles mantiveram características primitivas que outros terópodes perderam - por exemplo, cada pata tinha quatro dedos ( e não três ). Os ceratossauros espalharam-se pelo mundo e perduraram por quase toda a Era dos Dinossauros. No início, foram os principais dinossauros predadores, porém, mais tarde, parecem ter diminuído nos continentes do norte à medida que os perigosos matadores tetanuros ( "cauda rígida" ) tomaram o seu lugar.

Ceratosaurus


O ceratosaurus foi um dos maiores ceratossauros encontrado no final do Jurássico na América do Norte e Tanzânia. Ele tinha uma cabeça grande e maciça com um chifre em formato de lâmina sobre o nariz, dois pequenos chifres na fronte e grandes e grandes presas curvadas. Os braços eram curtos, mas fortes, com garras afiadas em forma de ganchos. O ceratosaurus, provavelmente, caçava ornitópodes tais como o Camptosaurus e os indivíduos doentes e jovens dos grandes herbívoros quadrúpedes tais como os Stegosaurus e o Diplodocus. Os chifres devem ter sido usados para a intimidação por machos rivais.

Crânio Leve


Como o Coelophysis, o Dilophosaurus tinha uma maxila superior inclinada com um intervalo entre os dentes da frente e os de trás. Os cientistas acreditam que esses dois ceratossauros eram intimamente relacionados, embora o Dilophosaurus fosse muito maior e tenha vivido no início do Jurássico, milhões de anos após o Coelophisis, do final do Triássico. As cristas gêmeas de Dilophosaurus fixam-se lado a lado em sua cabeça como duas metades de um prato, colocadas em pé sobre suas margens - elas eram muito delicadas pare terem sido usadas como meio de defesa.

0 comentários:

Postar um comentário