Pararrépteis

Pararrépteis são um grupo incomum de répteis que inclui pequenas formas semelhantes a lagartos bem como grandes animais, alguns dos quais recobertos com espinhos e placas. Diferente da maioria dos outros répteis, muitos pararrépteis não possuem aberturas, chamadas fenestras, na parte posterior do crânio. Essas fenestras ajudavam a tornar o crânio mais leve nos répteis mais avançados, tais como os dinossauros. Muitos pararrépteis parecem ter sido herbívoros, com dentes achatados, enquanto outros se alimentavam de insetos e outros artrópodes. É provável que o grupo mais primitivo de pararrépteis tenho sido o dos mileretídeos, que se pareciam com lagartos na parte final do Permiano da África do Sul. Tradicionalmente tartarugas - que também não possuem fenestras na parte posterior do seu crânio - têm sido incluídas entre os parerrépteis.

Pareiassauros

Pareiassauros gigantes como o Scutosaurus ( "lagartos com escudo" que está na primeira foto da postagem) foram pararrépteis muito fortes, com corpos maciços e arredondados. Seus dentes estavam adaptados para morder e mastigar folhagens espessas, e seus corpos robustos provavelmente alojavam intestinos enormes para digerir o material vegetal de baixa qualidade. Scutosaurus e seus parentes eram cobertos com espinhos, protuberâncias e chifres ósseos. Algumas dessas estruturas, tais como as projeções nas laterais do crânio e nariz e espinhos na mandíbula, desenvolviam-se apenas com idade e poderiam ter sido usadas em lutas contra rivais. Essas estruturas poderiam ser também defensivas, porque os pareiassauros, provavelmente, devem ter sido predadores por grandes terápsidas e arcossauros primitivos.

Mesossauro


Os mesossauros - um grupo irmão dos pararrépteis - foram pequenos répteis aquáticos do Permiano. Eles tinham maxilas alongadas e dentes semelhantes a agulhas que os auxiliavam a coletar pequenos peixes e artrópodes na água. Caudas semelhantes a remos, dedos com membranas e costelas espassadas devem ter ajudado os mesossauros a permanecer abaixo da superfície da água.

0 comentários:

Postar um comentário