Junggar Xinjiang existia água há 160 milhões de anos

Fósseis de antigos seres vivos extintos desenterrados na bacia de Jungar na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, mostram que a bacia foi um grande lago de água doce há 160 milhões de anos.

Um grupo de cientistas e técnicos chineses e alemães anunciou a descoberta com base em investigações efetuadas em 2004 ao longo dos últimos três anos sobre fósseis de tartarugas, crocodilos, dinossauros e outros anfíbios de água doce, assim como répteis e espécies de mamíferos primitivos.

Eles descobriram grande quantidade de fósseis de animais entre o ano 2000 e 2002. As análises demonstraram que esses animais viviam na área nos meados e finais do período jurássico (160 milhões e 170 milhões de anos).

O clima úmido, densos bosques e suficientes fontes de água, converteram o sítio no oásis ideal para estes animais primitivos.

Os cientistas também descobriram que os animais que viviam na área eram diferentes dos que vivem em outros sítios do mundo no mesmo período. Por exemplo, a carapaça das tartarugas eram triangulares. Os crocodilos e dinossauros eram também muito diferentes aos de outros lugares.

Cientistas encontraram na área um bosque de árvores "madeira-pedra"(woodstone).

"Essas plantas eram o principal alimento dos dinossauros e de outros animais que viviam na área", comentou Sun Ge, professor e paleontólogo da Universidade de Jilin na província nordeste da China de Jilin.

Os fósseis e as plantas proporcionam importantes vestígios para estudar a evolução da vida na área da bacia de Junggar e para explorar a jazida de petróleo e carvão na área, acrescentou Sun.

A equipe sino-alemã de pesquisa sobre geologia e a vida animal extinta em Xinjiang, foi criada em 1998. Entre os integrantes da equipe há cientistas da Academia de Ciências da China, a Universidade de Jilin, a Universidade de Tuebingen e a Universidade Freie de Berlin.

0 comentários:

Postar um comentário