Placodontes e Notossauros

Esses dois grupos de criaturas foram répteis marinhos. Parentes dos plesiossauros, eles formavam parte de um grande grupo chamado Sauropterígia. Placodontes e notossauros estiveram fortemente restritos aos mares rasos e quentes do Triássico da Europa, norte da África e Ásia, e nenhum deles foi muito grande - a maioria media perto de 1 m de comprimento. Notossauros foram anfíbios predadores com pescoço longo e com numerosos dentes afiados. Seus fósseis têm sido encontrados em rochas marinhas. Isso sugere que eles foram criaturas que vagavam pelo mar, mas que, provavelmente, descansavam e se reproduziam em terra, como fazem as focas modernas. Pacodontes foram sauropterígios com armadura e com dentes adaptados para esmagar conchas.

Nothosaurus

O mais conhecido é Nothasaurus. Ele tinha um focinho longo e estreito e dentes semelhantes a presas. Dentes pequenos estavam alinhados por toda a extensão da maxila. Oito espécies de notossauros foram encontradas na Europa e no Oriente Médio. No início do Triássico, uma elevação do nível do mar permitiu a Nothosaurus invadir mares rasos onde hoje está Israel. Novas espécies de Nothosaurus ali evoluíram, incluindo espécies anãs exclusivas

Henodus


Em alguns placodontes, o corpo encouraçado tornou-se muito grande e formou uma concha que lembra a de uma tartaruga. Henodus foi um placodonte muito característico, semelhante a tartaruga. Ele viveu em mares lagunares, onde a água deveria ser levemente salgada. Viver nesse tipo de água é difícil porque qualquer mudança no nível da salinidade é estressante para o animal. Animais com concha, tais como tartarugas e Henodus, são bem equipados para lidar com esse tipo de estresse.

1 comentários:

  1. POR FAVORE PONGAN LA INFORMACION EN ESPAÑOL SE LO PADIMOS CHE

    ResponderExcluir