Como era a vida de um dinossauro parte 2


5- Embora os tiranossauros fossem pra lá de ferozes e estivessem no topo da cadeia alimentar, a vida dos mais jovens nem sempre era fácil. Vira e mexe, eles podiam ser atacados por bandos de predadores, como os endiabrados velociraptores. Os animais adultos é que quebravam o pau para defender o grupo.

6-Um tiranossauro vivia cerca de 30 anos. Ao atingir a idade adulta, por volta dos 16 anos, o bichão crescia numa rapidez incrível. De 6 metros de comprimento e 2 toneladas, a fera aumentava assustadoramente para 13 metros de comprimento e quase 8 toneladas!

7-Na época do acasalamento, os machos usavam seu olfato apurado para identificar as fêmeas que estavam no cio. E, na hora do bem-bom, as moçoilas levantavam sua pesada cauda para dar uma ajudinha ao parceiro.

8-Com o avanço da idade, os tiranossauros ficavam cada vez mais lentos. Com isso, acabavam não se dando bem nas caçadas. Para não morrer de fome, viravam carniceiros e, como bons urubus, passavam o resto da vida se alimentando de restos de outros animais.


9-A velhice era uma fase difícil para o dentuço. Além de menos ágil, acredita-se que, antes de morrer, ele ainda ficava banguela, o que o impedia de comer. A perda de dentes era algo comum durante toda a vida. Só que, na juventude, quando um dente caía, nascia outro no lugar - o que não rolava na velhice.

Outros fatos:


- Sabe-se que as fêmeas eram maiores do que os machos. Aliás, o fóssil mais bem preservado de um tiranossauro - exposto no Field Museum, em Chicago (EUA) - é o de uma fêmea..

- Comparativamente ao resto do corpo, os braços do bicho eram ridiculamente pequenos, reforçando a tese de que ele não seria um caçador tão bom assim.


- O tiranossauro tinha enormes mandíbulas e dentões de 20 cm. Sua mordida era tão poderosa que esmagava o crânio das vítimas

0 comentários:

Postar um comentário