Dinossauros faziam tocas para sobreviver ao frio

Até esta descoberta em Melburne, só se conheciam abrigos do género no Montana, EUA.

Foto do Oryctodromeus cubilaris

Em 2005, o paleontólogo norte--americano Anthony Martin encontrou no Montana a toca de uma nova espécie de dinossauro, que baptizou de Oryctodromeus cubicularis. Agora, quatro anos depois, acaba de descobrir que os dinossauros no outro lado do mundo, na Austrália, também apresentavam o mesmo comportamento, talvez para escapar ao frio árctico.

Três tocas diferentes, a maior das quais no fim de um túnel em forma de hélice com 2,1 metros de comprimento, suficiente para albergar o corpo de um dinossauro de dez quilos, foram descobertas perto de Vitória. Estavam separadas por três metros. A primeira reacção de Martin quando as encontrou foi de espanto. "Estava à procura de fósseis e fiquei muito surpreendido por encontrar o mesmo tipo de estruturas que tinha visto nas rochas do Cretácio no Montana", disse, citado pela BBC. "Ver o que já tinha visto mas noutro hemisfério."

Mas se nos EUA os paleontólogos encontraram na toca os ossos de um adulto e dois juvenis de uma nova espécie, na Austrália as tocas estavam vazias. Os cientistas desconhecem assim que espécie as usava, sabendo-se apenas que foram construídas há 106 milhões de anos. A descoberta descrita no Cretaceous Research é mais um exemplo de como os dinossauros adaptaram certos comportamentos para sobreviver no seu ecossistema.

0 comentários:

Postar um comentário