Lagartos de cauda oca

A paisagem jurássica, provavelmente, estaca cheia de pequenos predadores - dinossauros equivalentes a mamíferos como raposas e chacais - mas, como seus ossos eram muito finos e frágeis, poucos deixaram restos fósseis. Entre os mais conhecidos estão Compsognathus, da Alemanha e França, e Ornitholestes, do Estados Unidos. Ambos, supostamente, eram corredores rápidos, perseguindo e comendo lagartos, pequenos mamíferos e outras criaturas menores que eles. Foram os primeiros membros de um novo grupo de terópodes tetanuros - os celurossauros ou "lagartos de cauda oca". Esse grande grupo de dinossauros predadores, consequentemente, deu origem ao gigantescos tiranossauros, aos terópodes semelhantes às aves e aos prováveis ancestrais das aves.

Ladrão de Aves

O Ornitholestes, do final do Jurássico de Wyoming, foi muito semelhante ao Compsognathus, mas com metade do comprimento e com mãos capazes de agarrar, mais longas e eficientes. O Ornitholestes pode ter caçado lagartos e aves primitivas, mas também pode ter enfrentado presas maiores do que o pequeno Compsognathus. Ele pode, por exemplo, ter perseguido e matado o Othnielia, um dinossauro herbívoro bípede de cerca de 3 metros.

O comedor de Lagartos

O fóssil de Compsognathus mostrado acima é um dos únicos dos exemplares até agora descobertos. Esse espécime bem preservado encontrado na Alemanha tinha engolido um pequeno lagarto chamado Bavarisaurus. Ainda não completamente desenvolvido, o terópode não era maior do que uma galinha, mas um espécime encontrado na França tinha o tamanho de um peru. O Compsognathus pode ter tido somente dois dedos em cada mão. Outros celurossauros tinham três, incluindo uma grande garra no polegar.

0 comentários:

Postar um comentário