Cavando até o Osso - Paleontologia parte 1

Como eu disse a vocês pela segunda postagem do Ano, começarei a colocar mais coisas retiradas de livros e enciclopédias, como por exemplo esse tópico que será dividido em três postagens. Boa leitura!

Tudo o que sabemos a respeito dos dinossauros, desde sua aparência até o que comiam, deve-se ao que os especialistas descobriram nas escavações.

Explosão

Muitas toneladas de rocha precisam ser dinamitadas ou removidas para se chegar ao fóssil. Apenas as camadas superiores da rocha sofrem explosão, caso contrário o esqueleto pode ser danificado.

Devagar e sempre

Deve-se tomar muito cuidado para desenterrar fósseis sem danificá-los. Martelos, formão e até broca de dentista são usados para retirar a rocha que abriga o fóssil.

Pinceladas

Pincéis e escovas são usados para limpar os fósseis do pó e das pedras. Se os frágeis ossos ameaçam esfarelar, a solução é pintar com cola até endurecer.

Fotos de Fóssil

Os ossos devem ser fotografados antes da remoção, para mostrar o lugar onde foram encontrados. Pode-se descobrir de que forma o animal morreu e como vivia, estudando a posição em que ele foi descoberto e investigando o solo cuidadosamente em busca de pistas.

Atrás de Pistas

Rochas ao redor são examinadas, pois pode haver fragmentos de ossos do esqueleto principal ou mesmo sinais de fósseis de outro dinossauro enterrado ali por perto.

Peça por peça

Cada peça do fóssil deve ser numerada e registrada para ajudar os cientistas na reconstituição do esqueleto em laboratório. É um trabalho árduo e bastante vagaroso, mas extremamente importante.

Cuidado ao manejar

Depois de desenterrados os ossos são embrulhados em toalha de papel e, então, recobertos por bandagens embebidas em gesso ou por isopor, invólucros que os protegem durante a jornada até o laboratório.


1 comentários:

  1. legal!!! amei eu quero saber mais sobre isso!
    falem comigo(Barbie.Msn.MENINA.Ana@hotmail.com

    ResponderExcluir