Novo dinossauro descoberto nos EUA

Uma nova espécie de dinossauro herbívoro foi encontrada no estado do Utah, nos EUA. O esqueleto parcial fossilizado do recém-baptizado "Seitaad Ruessi" foi descoberto numa zona conhecida como Navajo Sandstone, onde anteriormente se tinham encontrado algumas pegadas de dinossauros e ossadas dispersas.

Segundo um artigo realizado pelos investigadores para a edição online da publicação científica PLoS One, o dinossauro terá vivido há cerca de 185 milhões de anos, no Período Jurássico, e seria um parente próximo dos sauropodomorfos. A grande diferença entre este exemplar e os sauropodomorfos encontrados em África é a garra que o Seitaad Ruessi apresenta nas patas dianteiras, provavelmente usada para defesa do animal.

Estima-se que o Seitaad teria 3 a 4,5 metros de comprimento. O animal pesaria entre 70 e 90 quilos, e podia locomover-se tanto sobre duas como quatro patas. O espécime encontrado apresenta a maior parte dos ossos do esqueleto, exceptuando a cabeça e algumas partes da cauda e do pescoço, provavelmente destruídas pela erosão ao longo do tempo.

"O esqueleto parcial articulado do Seitaad foi provavelmente enterrado vivo pelo desabamento de uma duna", pode ler-se no artigo, disponível no site da PLoS One.

Os investigadores dizem ainda que, apesar de não existirem humanos no tempo dos dinossauros, as ossadas estariam ainda visíveis ao tempo dos primeiros Índios americanos. O nome Seitaad foi atribuído ao animal tendo como referência o monstro de areia da mitologia Diné e Navajo, que enterrava as suas vítimas em dunas. Questiona-se agora se o esqueleto do animal terá dado origem à criatura mitológica.

"Isso é muita especulação, mas tudo é possível", disse ao New York Times (NYT Mark Lowen. Paleontólogo do Museu de História Natural do Utah e membro do departamente de Geologia e Geofísica da Universidade do mesmo estado americano, lembrou ainda que, numa habitação dos índios Anasazi, foi encontrada uma pedra com uma pegada de dinossauro.

Já a segunda parte do nome do dinossauro - Ruessi - foi dada em homenagem ao explorador norte-americano Everett Ruess, que desapareu naquela zona do Utah em 1934.

Joseph Sertich, co-autor do artigo científico afirma que novas perspectivas estão a partir de agora abertas. "Esta descoberta sugere que pode haver mais dinossauros por descobrir neste lugar", declarou Sertich ao NYT.



0 comentários:

Postar um comentário