Dinossauro Mojoceratops é batizado em bar

Olá a todos, uma notícia um tanto engraçado é esta, em um bar, Nicholas Longrich paleontólogo nomeou um Ceratopsídeo com uma parte do crânio em forma de coração de Mojoceratops. Mojo significa "desejo", mostrando mais sobre a aparência do dino. Ele foi encontrado em Alberta, tinha o tamanho de um hipopótamo e viveu 10 milhões de anos antes do Tricerátops e seu nome, mesmo parecendo brincadeira tem nexo, pois ele usava seu crânio para atrair fêmeas.

O que um grupo de paleontólogos faz no bar durante um happy hour?

A resposta é um tanto quanto óbvia: pensa em nomes para batizar espécies recém-descobertas de dinossauros.

Pelo menos foi assim que Nicholas Longrich, da Universidade de Yale, conseguiu encontrar um nome para o Mojoceratops, um animal que apresentava duas cavidades no crânio em forma de coração.

Quem assistiu aos filmes da série “Austin Powers” está familiarizado com o termo “Mojo”, frequentemente usado pelo agente secreto. Em inglês, a palavra se tornou uma gíria que designa algo como “libido”, “desejo”. Por isso, durante a reunião de colega de trabalho regada a cerveja, pareceu apropriado usar o termo que insinuasse a curiosa aparência do dinossauro.

O “Mojoceratops perifania” foi descoberto em Alberta, no Canadá, e, junto a mais de uma dúzia de outras espécies, pertence à família chasmosaurine ceratopsid. Esse animal era herbívoro, do tamanho de um hipopótamo, e viveu há 75 milhões de anos, no final do Cretáceo. Isso foi cerca de 10 milhões de anos antes de seu mais famoso primo, o Triceratops. A nova espécie, porém, viveu muito pouco: apenas um milhão de anos.Além de Alberta, ela é encontrada somente na província de Saskatchewan, também no Canadá.

Inicialmente, o fóssil do Mojoceratops foi levado para o American Museum of Natural History, em Nova York. Foi lá que, em 2008, Longrich começou a estudar o animal. O paleontólogo notou que, apesar de todos os membros da família ceratopsids possuírem uma grande estrutura no crânio, este animal apresentava a mais ostensiva de todas.

Depois de anos estudando o fóssil, Longrich publicou a descoberta de uma nova espécie na semana passada, no Jornal da Paleontologia – oficializando assim o nome Mojoceratops.

Apesar de seu nome ter sido escolhido como brincadeira, ele na verdade faz algum sentido. Ao buscar a etimologia da palavra “mojo”, o paleontólogo descobriu que ela é um termo afro-americano usado no início do século 20 para designar um “charme” ou “talismã” usado para atrair o sexo oposto. E é justamente para isto que servia a estrutura do dinossauro.

O restante do nome do “Mojoceratops perifania” vem do grego: "perifania" significa “orgulho”, "ceras" designa “chifre” e “ops” quer dizer “rosto”.

Fonte:

- Infoabril


0 comentários:

Postar um comentário