Fóssil de Uberabatitan retirado da BR-050

Foi retirado das margens da BR-050, o fóssil pertencente ao titanossauro Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro brasileiro já encontrado. Desde ontem, paleontólogos trabalham para que o fêmur de aproximadamente 1m40 seja preservado e retirado ainda em rocha por guincho de grande alcance.

Diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas, Luís Carlos Borges Ribeiro, explica que a intenção de preservar o osso na rocha em que foi encontrado servirá para evitar a desfragmentação durante a retirada e, ainda, para levar ao conhecimento dos turistas que passarem pelo Museu dos Dinossauros, em Peirópolis, o modo como o fóssil é encontrado durante os trabalhos de escavações. Para garantir esse trabalho será utilizado, pela primeira vez, um guincho de grande alcance que vai içar o osso e levá-lo para Peirópolis.

Neste mesmo local já foram encontrados outros 200 fósseis em 2004, 2005 e 2006. Após terem sido interrompidas devido ao período chuvoso, as escavações no local foram retomadas há aproximadamente duas semanas. As primeiras descobertas foram registradas no início da duplicação da rodovia. O titanossauro viveu há cerca de 100 milhões de anos, com peso estimado em nove toneladas e medindo em torno de 12 metros de comprimento e seis de altura


0 comentários:

Postar um comentário