Ordoviciano

O Ordoviciano é o período da Era Paleozoica ocorrido, aproximadamente, entre 510 a 433 milhões de anos, sendo divido em três épocas: Ordoviciano Inferior (mais antigo), Médio, e Superior (mais “recente”). O clima provavelmente era bem ameno, apresentando temperatura mediana e elevada umidade. O termo Ordoviciano foi cunhado pela primeira vez pelo geólogo inglês Charles Lapworth em 1879 e foi caracterizado pelo aparecimento constante de terremotos nos continentes, deslocando os granitos e rochas como graptolitos. Com isso, áreas que estavam submersas começaram a emergir, principalmente as regiões da Europa, América, Oceania e norte da África. 

 Em relação ao período anterior, o Cambriano, há uma flagrante modernização faunística, com o surgimento e/ou desenvolvimento de grupos que sobrevivem até os dias de hoje. Os trilobitas, que eram dominantes durante o período anterior, no Cambriano passam a dividir os ambientes marinhos com outros invertebrados, como os Briozoários e Braquiópodos por exemplo. A rigor, da mesma forma que no Cambriano, também não existiram formas de vida continentais terrestres durante boa parte do Ordoviciano, e as terras emersas seriam quase desprovidas de vegetação e/ou animais. 

Trilobitas do Ordoviciano 

A partir de aproximadamente 500 milhões de anos (Eo-Ordoviciano) tornam-se mais comuns trilobitas com capacidade de enrolamento, tal como hoje fazem os “tatuzinhos-de-jardim”. Esta característica tinha o objetivo de proporcionar a estes primitivos artrópodos alguma chance de proteção contra os predadores daquela época.

Briozoários 

Invertebrados coloniais marinhos, que se fixam a um substrato sólido, como por exemplo estruturas rochosas. Existem desde cerca de 520 milhões de anos, com vários grupos apresentando intenso desenvolvimento durante a Era Paleozóica (especialmente o período Ordoviciano). Colônias de briozoários participam ativamente na gênese de estruturas recifais, em conjunto com algas calcárias, corais e outros invertebrados marinhos. 

Braquiópodos 

 Braquiópodos são animais providos de concha formada por duas valvas, presos ao substrato por um pedículo. Alimentam-se filtrando as partículas orgânicas em suspensão na água. Existem desde cerca de 570 milhões de anos atrás. 

Paleogeografia no Ordoviciano 

Em virtude dos movimentos da placas litosféricas, muitos dos fragmentos continentais trocaram sutilmente de posição, de Cambriano para Ordoviciano. O Gondwana tinha se movido mais para o Pólo Sul, trazendo consigo os atuais continentes de Antártica, América do Sul e África do Sul. Austrália, América do Norte, partes de China e Europa contudo ainda estavam unidas na região do Equador. O Gondwana prosseguiu sendo o maior continente. Haviam poucas outras massas continentais muito menores, todas separadas umas das outras.

0 comentários:

Postar um comentário