Análise Dino Storm: jogo MMORPG de Browser

Para quem gosta de jogos RPG de multijogadores, e que também é fanático por dinossauros, é recomendado. Entretanto, ainda faltou muito conteúdo para realmente se tornar um bom jogo, o que já era de se esperar, por ser o primeiro jogo RPG Online gratuito em 3D que abrange principalmente uma trama voltada aos dinossauros. Clique aqui para acessar o jogo.

Sobre a Aparência

Um belo gráfico, considerando que não é um jogo de Download. De longe, é tudo muito bonito de se ver, camadas e efeitos realísticos nos dinossauros, mas sempre com um ar de "fantasia" (inclusive nas cores extravagantes). O problema mesmo é quando se utiliza o artifício de "tela cheia", onde as partículas aumentam desproporcionalmente, dando um efeito de rasura; ou seja, o gráfico fica bom na tela pequena, quando se usa tela cheia ou algo do tipo, infelizmente o gráfico fica horrível, e cheio de defeitos.

Sobre os Mapas

Um ponto bem questionável, sendo que o jogo tem um mapa relativamente limitado, e ao mesmo tempo totalmente acessível. Ou seja, logo quando você começa a jogar, já é possível se aventurar até nos piores e mais perigosos mapas (obviamente você correrá riscos, mas a morte não é penalizante nos primeiros níveis). Outro ponto é que, além dos mapas serem curtos e disponíveis até mesmo aos iniciantes, eles também são muito repetitivos... De primeira vista você se sente em um mundo pré-histórico, se sente dentro do jogo, mas toda essa sensação dura pouco, a partir do ponto que você começa a explorar o mapa a fundo, e ter a impressão de já ter passado no mesmo lugar várias vezes. E realmente, todo o caminho do mapa parece igual, você se perde em um labirinto de mesmice, mudando apenas os inimigos, que ficam mais poderosos com o avançar da exploração.

Sobre a História e Jogabilidade

Não posso falar muito sobre esta parte, sendo que me cansei do jogo após 30 minutos entediantes (digo isso pois já fui logo andar por todo o mapa, reconhecendo as espécies disponíveis e as paisagens repetitivas). Fiquei meio perdido para entender o jogo, mas para quem é acostumado com RPG's não há nenhuma inovação, pois a base continua a mesma... Barra de ataque, maná, pontos vitais, interface de personalização, enfim, nada de diferente de outros jogos. Pelo que vi o jogo também quase não tem missões, e se tiver provavelmente são as de sempre, mate tantos daquele dinossauro e receba experiência até aumentar de nível.

Sobre Personagens e Bots

A interface de personalização do "avatar" inicial é bem fraca, com poucas opções de modificação (cerca de três roupas diferentes, alternando nas cores). Você começa montado em um pequeno dinossauro de menor porte, mas no decorrer do jogo é possível substituí-lo por dinossauros maiores, como o Carnotaurus. Você sempre ficará montado no dinossauro, não poderá sair de cima dele, e terá como formas de ataque armas de láser e a ferocidade de seu dinossauro montaria. Os bots, ou "inimigos" programados, variam muito de um mapa para outro, e há várias espécies diferentes de dinossauros e animais pré-históricos, variando desde um dente-de-sabres até um Tyrannosaurus Rex.

PVP e Acesso ao jogo

Quanto ao P-V-P (jogador contra jogador) - o aspecto mais importante de um jogo para muitos - é simples e cansativo, pelo fato de que é apenas necessário clicar nos diferentes ataques na barrinha e usar alguns itens no inventário que ajudarão durante a luta. Não posso dizer que é dinâmico pelo fato dos ataques serem apenas tiros de láser coloridos e nada mais... Sem explosões ou efeitos de abrir a boca, como ocorre em alguns RPG's por aí. Quanto à acessibilidade, é notável pelo jogo ser de Browser (jogável pelo navegador de internet), e assim não é necessário fazer Download. Tem um número considerável de jogadores, apesar de que muitos param em uma semana de jogo, várias contas são criadas diariamente.

Conclusão

Apesar das limitações gráficas, do mapa minúsculo e do PVP fraco, Dino Storm é um jogo bem legal e recomendado principalmente para crianças, mas também recomendado para os mais velhos por ser um passatempo divertido. Você também pode escolher jogá-lo por ser o único MMORPG de dinossauros, ou por ser um jogo de fácil acesso, apenas carregando a página no navegador e sem download algum. Enfim... Se decidir se aventurar por Dinoville com seu fiel dinossauro de montaria, vale lembrar de que todo RPG tem uma tendência viciante, dessa forma, jogue moderadamente, pois vale muito mais momentos com a família e amigos, do que horas em frente a uma tela de vidro (ou de cristal líquido aos perfeccionistas).

1 comentários: