Dino Curiosidades - Parte 2

Tenha suas maiores dúvidas respondidas pelo Dr. David Norman através desta nova série de artigos "Dino Curiosidades", retirada das revistas "Dinossauros! Descubra os gigantes do mundo Pré-histórico" (Editora Globo).

Os dinossauros voavam?

Dinossauros não podiam voar ou planar. Eram animais terrestres, sem asas. Mas existiu, há 150 milhões de anos, um bicho chamado Archaeopteryx. Com certeza não se tratava de um dinossauro, porém os cientistas não sabem ao certo se era pássaro ou réptil. Tinha penas e asas e se parecia com um pássaro, mas também possuía cauda, garras e dentes como os dos antigos répteis.

Qual o dinossauro mais veloz?

Ninguém jamais saberá qual era o mais veloz. Mas alguns dinossauros, tais como o Struthiomimus e o Gallimimus, tinham pernas tão compridas quanto o avestruz atual. Por isso, cientistas acreditam que os dinossauros podiam chegar à velocidade de 40 km/h.

Quem possuía o maior dente?

Um dos maiores dentes de dinossauro já achados pertence ao T-Rex. Os dentes laterais, perto da frente, podem medir 30 cm da raiz até a ponta. O dente conseguia crescer 18 cm acima da gengiva.

Qual o dinossauro de pescoço mais comprido?

O dinossauro de pescoço mais longo até hoje é o Mamenchisaurus, que vivia na China até 150 milhões de anos. Seu pescoço media 14 m de comprimento, permitindo-lhe enxergar o topo de uma casa de três andares. Mas já se escavam ossos de Seismosaurus, cujo pescoço talvez seja o maior de todos.

0 comentários:

Postar um comentário