Exposição "Gigantes da Era do Gelo"

Até o dia 23 de julho, quem for ao ParkShoppingCampoGrande verá réplicas de animais que habitaram a Era Glacial na exposição internacional “Os Gigantes da Era do Gelo”, trazida com exclusividade ao Brasil pela Multiplan. As réplicas, em tamanho natural de pré-históricos e gigantescos animais, medem até 4 metros de altura. Produzidas na cidade de Praga (República Tcheca), as obras já passaram por países da Europa e América Latina, atraindo mais de 2,7 milhões de visitantes. 

Pioneira em trazer para seus shopping centers projetos culturais e educativos gratuitos (a exemplo das exposições "Dinossauros da Patagônia" e "Tesouros, Mitos e Mistérios das Américas”), a Multiplan investiu R$ 3 milhões no projeto. O acervo já passou por nove shoppings do grupo no Brasil. Para o diretor de marketing da empresa, Rodrigo Peres, a mostra é de grande valor para o público brasileiro. “É muito importante para a Multiplan poder trazer com exclusividade para o grande público um projeto que conta tanto sobre os animais que habitaram a Terra há milhões de anos, contribuindo dessa forma para o aprendizado e entretenimento de crianças, jovens e adultos”, afirma ele. 


A mostra apresentará 11 reproduções de grandes animais que sobreviveram a um extenso período de tempo, quando grande parte do planeta Terra ficou coberta de gelo. Na ocasião, apenas as criaturas mais fortes e com grande quantidade de pelos resistiram, como o mamute, o rinoceronte-lanudo, rinoceronte-de-chifre-grande, o alce-gigante, o auroque, o urso-das-cavernas, o tigre-dentes-de-sabre, o castor-gigante, o maninguariçu, o gliptodonte e o moa (ave gigante). Essas espécies pertenceram ao período Paleolítico e estão extintas há mais de 12 mil anos. 


O público também poderá saber mais sobre seus habitats e principais características. Como as peças são muito grandes, a exposição não será concentrada em um só local, ficando posicionada em cinco pontos distintos do mall. “A mostra convida o cliente a andar pelo shopping, descobrindo novos animais e curiosidades sobre cada um deles. 

As crianças e os adultos irão adorar. É um evento para toda a família”, afirma Paulo Bittencourt, superintendente do ParkshoppingCampoGrande. As atrações que mais devem chamar a atenção dos visitantes são o Mammuthus primigenius, o mamute, cujas presas arrebitadas medem quatro metros de comprimento; e o Glyptodon (gliptodonte), que tem o corpo coberto por um mosaico de milhares de ossos soldados. 

Surgido há 400 milhões de anos, o gliptodonte foi extinto há 10 mil anos. Outro animal curioso é o Dinornis Giganteus (o Moa), a maior ave voadora do mundo, que apareceu apenas na Nova Zelândia e que tinha ovos medindo até 24 cm de comprimento e 18 cm de diâmetro, o equivalente a 80 ovos de galinha juntos. 

“Os Gigantes da Era do Gelo” é uma exposição que demandou mais de dois anos de trabalho de uma equipe de paleontólogos da PaleoWorks, que desenharam os animais em réplicas de três dimensões, baseados em métodos científicos de reconstrução em paleontologia. Os animais são feitos em resina, poliuretanos, couro e fibras naturais, que reproduzem detalhes reais de cada espécie. Os criadores do projeto, inclusive, viajaram para a Sibéria para conferir os restos mortais de mamutes lá encontrados em melhores condições de conservação. 

São reproduções fidedignas, com descrições científicas de cada espécie. Mais detalhes poderão ser lidos em smartphone a partir do QR Code disponível nas placas dos animais. A curadoria do evento é da Euroemeka, responsável pela organização geral da exposição. A exposição tem entrada franca. Escolas da região poderão realizar visitas guiadas por paleontólogos do Museu Nacional. Os alunos receberão material educativo relacionado ao tema da mostra.
 
SERVIÇO
Exposição “Os Gigantes da Era do Gelo” ParkshoppingCampoGrande 
Estrada do Monteiro, 1200, Rio de Janeiro/RJ 
Data: de 21 de junho a 23 de julho 
Horário: de segunda a sábado, das 11h às 23h; domingos de 13h às 21h. 
ATRAÇÃO GRATUITA

0 comentários:

Postar um comentário