Escorpiões-do-Mar

Introdução
 
Euripterídeos (escorpiões-do-mar) foram os maiores artrópodes. Eles pertenciam ao grupo dos quelicerados ("presas que mordem"), que hoje inclui os escorpiões e as aranhas. Escorpiões-do-mar apareceram no Ordoviciano e viveram até Permiano. Dentre os maiores estava o enorme Pterygotus, que viveu há mais de 400 milhões de anos e podia crescer até o tamanho de um homem. Antes dos peixes predadores evoluírem, os escorpiões-do-mar foram os caçadores dominantes nos mares rasos. Algumas espécies caminhavam fora da água, onde inspiravam ar por meio de "pulmões" especiais, semelhantes aos de certos caranguejos terrestres. 

Caçadores 


Muitas espécies de escorpiões-do-mar eram menores e menos equipadas que o pterygotus. O Eurypterus, por exemplo, tinha cerca de 10 centímetros e pernas curtas. Ele não era capaz de pegar presas grandes e provavelmente usava as pernas para segura e puxar as vítimas, que depois eras levadas até a boca. 

Estrutura corporal 

Como outros escorpiões-do-mar o Pterygotus tinha o corpo dividido em duas partes. O prossoma incluía a boca, um par de olhos grandes, um par de olho pequenos e seis pares de apêndices. O opistossoma era formado pela cauda com doze segmentos. Os seis primeiros continham pares de brânquias e os órgãos sexuais do animal. O final de seu abdome formava um remo largo e curto. 

Método de Ataque 

O pterygotus tinha olhos grandes capazes de detectar movimentos de peixes placodremos pequenos que ficavam na lama do fundo do mar. O caçador andava ou nadava vagarosamente em direção à sua vítima para então atacá-la de repente em alta velocidade. Antes que o peixe pudesse escapar, o escorpião o agarrava com suas enormes pinças com espinhos na borda. Com essas pinças ele esmagava o peixe e o levava até a boca, posicionada na parte de baixo do corpo, entre as suas patas.

0 comentários:

Postar um comentário