Tyrannosaurus ou Tiranossauro

Introdução

Os tiranossaurídeos ou "lagartos tiranos" foram os predadores mais ferozes no oeste da América do Norte e Ásia há 65 milhões de anos. Entre os maiores e mais terríveis de todos os dinossauros carnívoros, eles apareceram pela primeira vez há cerca de 80 milhões de anos e foram um dos últimos dinossauros a serem extintos. Surpreendentemente, seus parentes mais próximos parecem ter sido os dinossauros de constituição delicada que deram origem às aves. Apesar disso, os tiranossaurídeos desenvolveram portes imensos - um adulto podia ser mais longo do que a largura de um campo de tênis, tão pesado quanto um elefante e alto o suficiente para olhar por uma janela em um primeiro andar. Pernas sólidas sustentavam seu peso em três grandes dedos com garras. Os braços eram absurdamente curtos, mas eram também fortes, terminando em mãos terríveis com duas garras. Entretanto, suas principais armas eram as temíveis maxilas, equipadas com presas enormes capazes de dar uma mordida tão poderosa quanto a de um crocodilo.

O T rex tinha o comprimento de quatro carros, a altura da girafa mais alta e o peso de um elefante africano. Um homem alto daria com a cabeça no meio da coxa desse magnífico animal. Ninguém sabe exatamente que tipo de ruídos e sons fazia, mas ele devia rugir ou guinchar para chamar os mais novos e reuni-los aos outros membros do grupo.

Estrutura Óssea

Comparado à maioria dos outros terópodes, os tiranossaurídeos tinham crânios maiores, maxilas mais fortes, dentes mais robustos, pescoço mais grosso, um corpo mais curto e braços extremamente pequenos. O crânio tinha, aproximadamente, metade do comprimento da espinha dorsal, entre o quadril e a cabeça - o pescoço grosso deve ter tido músculos extremamente fortes para suportar e mover o peso do crânio. Os braços eram menores do que os de um homem, mas eram muito musculosos. Tudo isso sugere que os tiranossaurídeos fossem predadores com mordidas tão fortes que estraçalhavam carne e trituravam ossos. Recentemente, novos esqueletos descobertos incluem os maiores espécimes do Tyrannosaurus já encontrados. Essas descobertas levantaram controvérsias sobre se os tiranossaurídeos exibiam diferenças sexuais - talvez as fêmeas fossem maiores do que os machos.

O Crânio do Tirano

Um focinho curto e alto fornecia ao grande crânio do Tyrannosaurus um formato de caixa quando visto lateralmente. Grandes buracos entre os ossos auxiliavam a reduzir seu peso. As maxilas poderosas - grandes o bastante para engolir um ser humano inteiro - eram curvadas, de modo que, conforme as fechavam, as grandes presas se juntavam simultaneamente. Os dentes tinham margens serrilhadas atrás e na frente, deixando marcas características nos ossos das presas, tais como o Triceratops. As órbitas e o formato de sua caixa craniana revelam que o Tyrannosaurus tinha grandes olhos e olfato bem desenvolvido.

Patas Enormes

Cada uma de suas patas traseiras teria aproximadamente o equivalente a 85 cm de largura e possuía três grandes garras na frente e uma atrás. As patas dianteiras, bastante pequenas, ficavam no alto do corpo e terminavam em mãos, dotadas de dois finos dedos em forma de garra. Ninguém sabe ao certo sua finalidade; acredita-se que serviam para agarrar as presas, mas elas não eram compridas o suficiente para levar comida à boca. Alguns cientistas sugerem que o T rex usava essas pequenas patas como apoio, para se levantar nas patas traseiras ao acordar ou após um descanso.

O Andarilho

Ao se locomover com suas poderosas patas traseiras, o tiranossauro balançava o pesado corpo e a longa e grossa cauda. Com enormes pernas, corria com muita velocidade, mas provavelmente não por muito tempo, o que é privilégio dos cães de caça atuais. O T rex devia ficar de emboscada nas florestas e alagadiços. Alguns especialistas acreditam que os tiranossauros caçavam em bandos, cercavam outros dinossauros, como os herbívoros - Triceratops ou Edmontosaurus - de forma a não escaparem. Os cientistas são da opinião de que comiam carniça (dinossauros mortos) e, talvez, algum dinossauro jovem, moribundo ou indefeso, que por acaso estivesse em seu caminho. 

À Caça
 
O Tyrannosaurus provavelmente seguia de perto manadas de dinossauros com chifres e dinossauros bico-de-pato. Ele teria se alimentado de grandes dinossauros que já encontrava mortos, mas também atacava qualquer indivíduo muito doente, velho ou jovem para se manter com o resto da manada. O Tyrannosaurus avançava para atacar com as mandíbulas abertas. Capturando pequenos dinossauros em sua boca, ele poderia sacudi-los até a morte. Abocanhando um enorme pedaço de carne de uma vítima grande, ele poderia cravar as garras das mãos no couro da criatura para manter seu corpo imóvel. Quando sua presa desfalecia devido à perda de sangue, o Tyrannosaurus rex usaria seu pé enorme com garras para segurar a criatura, agarrava seu pescoço ou flancos entre seus dentes e movia bruscamente sua cabeça para trás, arrancando pedaços enormes de carne.

Dados da Fera


Nome: Tyrannosaurus rex ("rei dos lagartos tiranos").

Tamanho: 13 m de comprimento e 5,6 m de altura.

Alimentação: carne.

Quando viveu: há cerca de 67 milhões de anos, no final do Cretáceo.

Onde viveu: na América do Norte, na China e possivelmente na América do Sul e Índia.

Gêneros aparentados: Albertosaurus, Alectrosaurus.

Curiosidade

Em 1902, parte de um imenso esqueleto surgiu em Montana, nos EUA. Mais tarde, outro apareceu em Wyoming. A partir desses ossos, o paleontólogo americano Henry Fairfield Osborn fez os primeiros desenhos dessa fera. Batizou-a de Tyrannosaurus rex porque foi o maior dinossauro carnívoro do planeta já encontrado até então.

Enciclopédia dos Dinossauros e da vida Pré-Histórica (editora Abril), Revista Dinossauros - Descubra os gigantes do mundo Pré-Histórico (editora Globo) - volume 1. Para mais informações sobre o Tyrannosaurus rex clique aqui ou na aba específica.

0 comentários:

Postar um comentário