Amonites e Belemnites

Introdução

As conchas enroladas e lateralmente compridas, chamadas amonites, têm seu nome derivado do nome Amon, um Deus egípcio com chifres enrolados. Rochas ricas em fósseis de amonites também contém fósseis de belemnites - animais alongados e delgados. Ambos eram cefalópodes - moluscos de corpo mole, assim como o polvo e a lula. Os amonites e os belemnites tinham tentáculos que rodeavam suas mandíbulas, estruturas semelhantes ao bico. Ambos viveram no mar e se moviam por propulsão a jato - expulsavam a água para um direção para se dirigir à posição oposta. Amonites estão entre os mais abundantes fósseis da era Mesozóica, mas nem os amonites nem os belemnites sobreviveram após a Era dos Dinossauros.

Dentro de um Amonite

 Os amonites viviam em uma concha subdividida em câmaras. A câmara mais interna era a cavidade mais antiga. Quando um jovem amonite crescia, ele construía uma câmara maior à frente da abertura, e em seguida se movia para lá. Esse processo se repetia à medida que o amonite crescia. As câmaras mais antigas serviam como tanques flutuadores. Um delicado tubo que corria através das câmaras bombeava água e enchia as câmaras com gás, o que tornava o amonite leve o suficiente para flutuar acima do substrato marinho.

Echioceras

O amonite Echioceras viveu nos mares rasos do mundo no Jurássico. A sua concha estreita e com enrolamento frouxo era reforçada por costelas curtas e retas dispostas transversalmente. A cabeça do Echioceras, que possuía tentáculos, era colocada para fora da abertura da concha a fim de procurar alimento. Paleontólogos acreditam que esse amonite era um nadador lento, que se alimentava de detritos ao invés de caçar ativamente. Como muitos amonites, Echioceras provavelmente flutuava um pouco acima do fundo marinho e agarrava qualquer coisa comestível que pudesse enfiar em seu bico.

Dentro de um Belemnite 

O fragmocone subdividido em câmaras oferece flutuabilidade no meio do corpo e ajuda a manter a estabilidade dentro do mar. A parte final estreitada do fragmocone, estava encaixada na parte dura - guarda ou pena - e é frequentemente encontrada fossilizada. Um dos maiores de todos os belemnite, o Cylindroeuthid, viveu em águas profundas, afastadas da costa, no Jurássico.

Belemnoteuthis

Belemnites tais como Belemnoteuthis lembram uma lula. Eles eram criaturas alongadas com cérebros e olhos bem grandes. Da extremidade da cabeça partiam 10 tentáculos com ventosas dotadas de ganchos. O manto muscular - à frente do corpo - tinha uma nadadeira em forma de asa em cada um dos lados. A parte final estreita cobria a parte posterior interna da concha. Belemnoteuthis usava seus braços dotados de ganchos para agarrar e conduzir até a sua boca criaturas pequenas que se moviam lentamente no mar. Para manobrar ou nadar vagarosamente, Belemnoteuthis movimentava suas nadadeiras. Para nadar para frente ou para trás, para um rápido ataque, ou para uma fuga em alta velocidade, ele impulsionava seu corpo, expulsando jatos de água. Belemnoteuthis viveu no final do Jurássico, em mares da Europa que existem até hoje.

0 comentários:

Postar um comentário