Deinonico ou Deinonychus

Introdução

O Deinonychus ("garra terrível") e outros dromeossaurídeos ("lagartos corredores") foram dinossauros caçadores pequenos e agressivos. Poucos terópodes se comparam à sua inteligência e nenhum ostentava uma combinação tão terrível de armas. As maxilas dos dromeossaurídeos eram equipadas com grandes presas curvadas com formato de lâminas, suas mãos com três dedos sustentavam garras arqueadas, e garras curvadas brotavam de seus longos dedos dos pés semelhantes aos de uma ave. As enormes garras como lâminas de faca no segundo dedo do pé eram duas vezes mais longas do que qualquer outra de suas garras. Os dromeossaurídeos variavam de 2 a 6 metros de comprimento. Eles, provavelmente, desenvolveram-se durante o Período Jurássico, embora seus fósseis sejam conhecidos do Cretáceo. Os dromeossaurídeos distribuíram-se pelos continentes do norte, após esses terem se separado do supercontinente Gondvana, ao sul.

Em movimento

Quando o Deinonychus corria, fosse para alcançar a presa ou para escapar de um predador, utilizava os músculos fortes dos pés para puxar suas garras especiais de volta do chão. Assim, protegia-as de qualquer dano. As outras garras, menores e mais grossas, serviam para agarrar-se ao solo e manter o equilíbrio.

Campeão de Corrida

Um animal talhado para correr: seu corpo delgado era sustentado por pernas esguias, mas resistentes, e as fortes juntas dos tornozelos podiam absorver toda a pressão quando ele disparava em alta velocidade. O crânio do Deinonychus devia ser leve, porque seus ossos apresentavam orifícios. Acredita-se que pudesse atingir, se preciso, a marca dos 40 km/h, velocidade maior que a de um campeão olímpico.

Camuflagem

Ninguém sabe quais devem ter sido as cores dos dromeossaurídeos. O mais provável é que suas peles com escamas ou com penas fossem coloridas ou desenhadas de modo que seus corpos se misturassem com o ambiente à sua volta. Se o Deinonychus vivesse em florestas, listras ou pontos em sua pele o teriam ajudado a se camuflar na luz mesclada abaixo das árvores. Sua camuflagem o tornaria menos visível à sua presa.

Um bando de matadores

Os Deinonychus caçavam em bandos, a exemplo do que fazem hoje os cães selvagens nas planícies da África. Eles provavelmente rondavam hordas de Tenontosaurus e de outros herbívoros gigantes, espreitando os filhotes e os membros mais fracos do grupo. Então atacavam, usando uma garra para segurar a vítima e a outra para rasgar-lhe a barriga. Logo em seguida, os dentes dos Deinonychus entravam em ação. Afiados e curvados para trás, tornavam impossível para a presa escapar de seu trágico destino.

Vista aguçada

Ao estudar o crânio do Deinonychus, os peritos descobriram nele grandes órbitas oculares. Isso os fez pensar que ele tinha uma visão aguçada, perfeita para enxergar a vítima de uma longa distância.

Garra Terrível

As maxilas do Deinonychus se abriam para mostrar fileiras de presas terríveis. Os braços abriam-se como as asas de uma ave e estendiam-se para cravar suas garras curvadas no couro escamoso da vítima. As garras dos dedos do pé, semelhantes a lâminas de faca, podiam se erguer prontas para se moverem violentamente para frente e estriparem a presa. Barras ósseas estendiam-se para frente, a partir dos ossos para se sobreporem aos ossos à sua frente e formarem um feixe que enrijecia a cauda. O dinossauro balançaria a sua cauda para conseguir manter o equilíbrio. A cauda atuava como uma barra flexível, lançando-se em todas as direções, conforme o dinossauro se movia.

Uma cauda especial

O Deinonychus possuía hastes ósseas em sua cauda, o que a tornava bastante rígida. Quando espichada, servia para manter o equilíbrio do animal enquanto este corria. Também pode ter sido utilizada como uma espécie de leme, ajudando o dinossauro a ziguezaguear rápido por entre as pedras.

Dados da Fera


Nome científico: Deinonychus
Tamanho: 3 m de comprimento e 2 m de altura
Alimentação: carne
Habitat: floresta aberta
Onde foi encontrado: América do Norte
Idade: início do Cretáceo
Quando viveu: 115 milhões de anos atrás
Gêneros aparentados: Dromaeosaurus, Velociraptor

Curiosidade

O chute do Deinonychus era tão potente que ele podia acabar quebrando o próprio dedo do pé. Sabemos disso porque foi encontrado um osso com marcas de fratura e calcificação. Conclusão: o dinossauro deve ter se ferido quando chutava a presa.

Enciclopédia dos Dinossauros e da vida Pré-Histórica (editora Abril), Revista Dinossauros - Descubra os gigantes do mundo Pré-Histórico (editora Globo) - vol 8.

0 comentários:

Postar um comentário