Primeiros Peixes

Introdução

Grandes passos na evolução antes e no início do Cambriano deram origem aos primeiros peixes. Principalmente, milhões de células muito delicadas associaram-se para formar as esponjas. Então, diferentes tipos de células que realizavam funções específicas formaram tecidos em animais mais avançados, os eumetazoários. Os primeiros eumetazoários tinham duas camadas de tecidos. Os posteriores tinham três camadas de tecido. Mudanças adicionais deram origem aos bilatérios - animais com lados direito e esquerdo, corpos com muitos segmentos, uma parte anterior com uma boca, e uma posterior com um ânus. Em torno de 535 milhões de anos atrás, bilatérios pequenos e alongados, chamados cordados, tinham evoluído um bastão rígido chamado notocorda, o que antevia a formação de um esqueleto interno. Os cordados adquiriam um cérebro, brânquias, blocos de músculos e nadadeiras, e tornando-se os primeiros peixes do mundo.

Calcicordados

Cothurnocystis era um animal estranho com a forma de uma bota. Um cientista os agrupou como Calcicordados ( "Cordados de cálcio" ), fazendo um cordado - um organismo que tinha uma notocorda em algum momento de sua vida. Sua cauda deveria conter uma notocorda e as pequenas fendas em seu corpo filtravam o alimento, assim como fazem as fendas encontradas na garganta dos Amphioxus viventes. Contudo, muitos cientistas acreditam que ele era simplesmente um equinoderma esquisito. Cothurnocystis tinha uma pele externa formada por placas duras, como em um ouriço-do-mar um equinodermo vivente.

O fóssil de Cothurnocystis

 Lembrando uma flor petrificada presa à sua haste, este fóssil de Cothurnocystis é encontrado em uma antiga rocha da Escócia. Cothurnocystis pertencia aos carpóides - criaturas achatadas e pequenas que viveram nos mares do início do Paleozóico. Há mais de 400 milhões de anos, este carpóide - pequeno o bastante para caber na palma de uma mão - arrastava-se pelo fundo dos oceanos utilizando sua cauda. O cientista Richard Jefferies sugeriu que a cauda continua uma notocorda, o que faria os carpóides ancestrais dos peixes.

Cordados com cabeça

O pequeno cefalocordado ( "cordado com cabeça" ) com forma de enguia, chamado Branchiostoma é, provavelmente, o melhor indício de criaturas que deram origem aos peixes. Brachiostoma e outros cefalocordaos não tinham cabeça, mas uma expansão da notocorda na extremidade anterior sugere início da formação de um cérebro. Em 1999, um cientista chinês descreveu uma criatura fóssil muito antiga que ele acreditava ter uma anatomia muito próxima à de um Brachiostoma, mas que era ainda mais semelhante ao peixe. Acredita-se que a 530 milhões de anos Haikouella tinha um cérebro desenvolvido, olhos, coração e filamentos branquiais. Tais criaturas devem ter sido os primeiros craniatas - criaturas com um crânio.

Cordados com cauda 

Tunicados viventes são parentes próximos dos ancestrais dos peixes. Sua larva semelhante a um girino possui uma notocorda. Eles são chamados Urocordados ( "cordados com cauda" ) porque a maior parte de sua notocorda está em sua corda longa. Larvas de tunicados nadam e então se fixam no substrato marinho. Peixes devem ter se originado a partir de criaturas similares a tunicados jovens que nunca se fixaram.

Quebra-Cabeça de dentes

Dentes fósseis de conodontes confundem os paleontólogos há mais de 150 anos. Eles são fósseis muito delicados com forma de dentes, de criaturas marinhas misteriosas que viveram por mais de  300 milhões de anos e que não deixaram outros tipos de vestígios. Finalmente, em 1983, um fóssil inteiro de um animal conodonte foi encontrado. Ele era parecido com uma enguia com grandes olhos e dentes na garganta. Como o dente de conodonte parece conter os mesmos ingredientes do osso, alguns cientistas consideram os conodontes como os primeiros vertebrados no mundo. No entanto, os conodontes formaram um ramo lateral da evolução que conduziu ao aparecimento dos peixes.

0 comentários:

Postar um comentário