Troodon ou Troodonte

Introdução

As terras do Cretáceo estavam cheias de pequenos dinossauros caçadores que corriam rapidamente e capturavam pequenos animais vertebrados. Muitos desses caçadores de pequenos animais pertenciam aos dinossauros manirraptores ("mãos capazes de capturar") - o grupo de terópodes ao qual as aves pertencem. Suas longas mãos com garras estendiam-se para capturar presas, e as puxavam, como o movimento das asas de uma ave. Como as aves, alguns manirraptores tinham penas. Traços de penas sobreviveram nos fósseis bem preservados de Caudipteryx ("cauda com penas") e Sinornithosaurus ("lagarto ave chinês") da China. Penas ou plumagem, muito provavelmente, também cobriam os terópodes norte-americanos Bambiraptor e Troodon.

Dente Roedor

Assim nomeado devido aos seus dentes curvados e serrilhados, o Troodon foi um caçador com cérebro grande e pernas longas e que tinha o comprimento de um homem alto. Ele prosperou no oeste da América do Norte há, aproximadamente, 70 milhões de anos. Como o Velociraptor, o Troodon era construído em contornos leves, semelhantes aos de uma ave, e tinha a garra do segundo dedo do pé como uma lâmina de faca que ele mantinha afastada do chão ao andar. Diferente do Velociraptor, entretanto, a grande garra no dedo do pé de Troodon era muito pequena para permitir que ele se aventurasse com presas grandes. O Troodon pode ter matado bebês dinossauros, mas suas presas principais eram aves, lagartos, cobras e pequenos mamíferos.

Dinossauro Esperto

Com um cérebro grande comparado ao tamanho de seu corpo, o Troodon foi um dos dinossauros mais inteligentes. Os olhos do Troodon podiam focar objetos diretamente à sua frente, o que o ajudava a perceber quando uma vítima estava ao seu alcance. O Troodon pode ter caçado ao anoitecer, já que seus grandes olhos, muito provavelmente, viam bem mesmo com pouca luz.

Esqueleto de Troodon

O Troodon era um caçador ativo e ágil. O crânio de manirraptor longo e baixo abrigava um cérebro tão grande quanto o de um emu, e suas maxilas sustentavam por volta de 120 dentes cortantes, pequenos e afiados, que foram responsáveis pelo nome desse dinossauro troodontídeo. Essa cesta de gastrália, ou "costelas da barriga", talvez atuasse de uma forma similar ao diafragma, que ajuda os pulmões a trabalharem.

Dados da Fera


Nome: Troodon.

Tamanho: 2 m de comprimento.

Alimentação: carne.

Quando viveu: final do Cretáceo.

Onde foi encontrado: América do Norte.

Gêneros aparentados: Byronosaurus, Saurornithoides.

Curiosidade

O troodonte foi descrito em 1856 por Joseph Leidy, com base em um único e pequeno dente. Foi um dos primeiros dinossauros norte-americanos a serem descritos. No entanto, o dente foi inicialmente identificado como pertencente a um lagarto. Apenas em 1901 foi constatado que se tratava de um dente de dinossauro.

0 comentários:

Postar um comentário