Dino Curiosidades - Parte 4

Tenha suas maiores dúvidas respondidas pelo Dr. David Norman através desta nova série de artigos "Dino Curiosidades", retirada das revistas "Dinossauros! Descubra os gigantes do mundo Pré-histórico" (Editora Globo).

Os dinos subiam em árvores?

Alguns dos dinossauros menores eram muito leves e ágeis, e é provável que subissem em árvores. Mas, em sua maioria, os dinos eram grandes demais para se sentir à vontade escalando árvores. Muitos dos gigantescos herbívoros podem até ter vergado árvores para alcançar as folhas suculentas do topo.

Dinossauros engoliam pedras?

Sim, é provável que alguns dinossauros engolissem pedras. Elas serviam para triturar folhas e galhos no estômago, da mesma maneira como os canários comem areia para ajudar na digestão de sementes.

Os dinossauros tinham bom senso de olfato?

Vários dinossauros possuíam narinas bastante grandes. A parte frontal do cérebro, associada ao sentido do olfato, também era desenvolvida. Assim sendo, é provável que muitos deles tivessem um faro razoável.

O Brontosaurus existiu?

Alguns anos atrás, houve muita polêmica em torno de um novo conjunto de selos postais norte-americanos. Um dos selos foi erradamente batizado de Brontosaurus. Esse nome, que significa "lagarto trovão", foi inventado pelo professor O.C. Marsh em 1879. Porém um esqueleto semelhante tinha sido chamado de Apatosaurus dois anos antes, e este ficou sendo o nome oficial. O nome Brontosaurus não é mais usado.

2 comentários:

  1. Está muito bom, e foi uma grande ideia o tema de dinossauros, embora pudesse falar sobre o espinossauro que, na minha opinião é o melhor dinossauro e tem características impressionantes, como a sua altura, comprimento e as suas grandes mandíbulas e braços para a pesca.

    ResponderExcluir