Crânio do maior predador do Período Jurássico na Lourinhã

Aqui vão mais informações sobre o assunto do Torvosaurus:

Crânio do maior predador do Período Jurássico na Lourinhã

O fóssil do dinossauro Torvosaurus com aproximadamente 150 milhões de anos pertence a um espécime português encontrado na Lourinhã, que teria cerca de 14 metros de comprimento. A réplica do crânio do predador é desvendada hoje no Museu da Lourinhã.

O Museu da Lourinhã apresenta este sábado, às 15 horas, o fóssil do maior carnívoro do período Jurássico, o Torvosaurus , reconstruído a partir dos achados de ossos de crânio descobertos na localidade.O fóssil encontrado em Julho de 2003 pertence ao maxilar e conservava ainda alguns dentes cortantes em forma de faca com 13 centímetros. Teria 14 metros de comprimento.

O crânio media cerca de metro e meio, tornando-o no "maior [espécime] do período Jurássico actualmente conhecido", explicou à Lusa o paleontólogo português, Octávio Mateus, que juntamente com M. Telles Antunes da Universidade Nova de Lisboa, identificou este animal a partir do osso da perna.Este tipo de achados "são extremamente raros porque são muito finos e separam-se entre si com muita facilidade". "É uma descoberta extraordinária", sublinhou.Refira-se que a Lourinhã é o centro de uma das mais ricas áreas de fósseis de dinossauros do Jurássico Superior em todo o mundo.

Nesta área foi localizada uma das maiores áreas de nidificação do mundo com mais de uma centena de ovos fossilizados (e, em quatro destes, ainda se encontraram os ossos de embriões).A história da espécie à qual a vila emprestou o seu nome, Lourinhanosaurus , é contada no Museu da Lourinhã que irá ter nova estrutura em 2010.

Tratou-se de um dinossauro carnívoro de 4,5 metros de comprimento que viveu há 150 milhões de anos atrás.


0 comentários:

Postar um comentário