Era Cenozóica

Durante os 65 milhões de anos da Era Cenozóica ou Idade dos Mamíferos que o mundo assumiu sua forma moderna. Invertebrados, peixes, répteis eram essencialmente modernos, mas mamíferos, pássaros, protozoários e ainda plantas com flores evoluíram e se desenvolveram durante este período.

A Era Cenozóica é dividida em dois períodos muito desiguais, o Terciário (que compõe quase todo o Cenozóico), e o Quaternário que é somente os últimos dois milhões de anos. O Terciário é dividido em dois sub-períodos o Paleógeno e o Neógeno.

Geosfera

Durante o Cenozóico a fragmentação das massas de terra continental que iniciou no Mesozóico continuou até a sua configuração atual. Começando na separação que iniciou no fim do Jurássico e inicio do Cretáceo, onde se separaram a África da América do Sul e a Austrália da Antártica. Assim a Gondwana deixa de existir como um supercontinente. A América do Norte separa-se da Europa, aumentando o Oceano Atlântico. A África moveu-se em direção norte para Eurásia, fechando o Oceano de Tethys e criando os Alpes. A Índia colidiu com a Ásia, formando o Himalaia. A Índia durante o Cretáceo, se separou da Gondwanaland e se torna um Continente Ilha que vagueia em direção ao norte para a Ásia. No Neógeno os continentes já se encontravam quase nas posições presentes.

Clima

Durante o Paleógeno o clima mundial era tropical morno, semelhante ao encontrado no Mesozóico. O Neógeno viu um esfriamento drástico no clima do mundo, possivelmente causado pelo soerguimento do Himalaia. Durante o período Quaternário o clima frio continuou resultando na idade do gelo, ou uma série de idades do gelo com períodos mornos.

Biosfera

Paleógeno

O Paleógeno viu a diversificação de muitos mamíferos e pássaros, enquanto se encontravam em condições tropicais. Durante o Paleógeno Inferior os continentes estavam isolados através de mares rasos, e linhagens diferentes de Mamíferos evoluíram em cada um, mamíferos estes que ainda incluíram muitas formas gigantes semelhante aos rinocerontes atuais, os uintatérios da Ásia e América do Norte, brontotérios e arsinotérios africanos. Haviam enormes pássaros carnívoros não voadores, os diatrymideos da Laurásia e o Sul com os Phorusrhacideos. Todos estes animais viviam em florestas tropicais.

Os crocodilianos sobreviveram aos dinossauros e a extinção do Cretáceo-terciário.
Nos mares apareceram as primeiras baleias dentadas arcaicas.

Protistas marinhos gigantescos, (foraminíferos) do tamanho de lentilhas evoluíram durante o Eoceno.


Bivalves e moluscos gastrópodes eram basicamente os mesmos de hoje. Os nautilóides experimentaram a última radiação evolutiva moderada no Paleogeno. Formas transitivas ancestrais de cefalópodes e de coleóides modernos evoluíram.
Equinodermos, corais, briozoários, insetos e esponjas eram basicamente modernos. Formigas eram até mesmo então mais numerosas do que são hoje.

Neógeno

Durante o Neógeno evoluem mamíferos modernos e plantas com flores, como também muitos mamíferos estranhos. A coisa mais surpreendente que aconteceu durante o Neógeno Inferior foi a evolução dos gramados. Isto conduziu à evolução de animais adaptados a vida nas savanas e pradarias.

Os cavalos e animais de pasto conquistaram uma história de sucesso durante o Neógeno. Ainda havia, porém muitos animais de floresta.

Os Mastodontes viveram em todos os continentes menos na Austrália. Muitos mamíferos estranhos, litopternos, notoungulatos, boriaenas, evoluíram em isolamento na América do Sul antes de uma ponte de terra que permitiu uma invasão das formas do norte. Enquanto isso durante o Neógeno Superior Hominídeos apareceram nas savanas da África, os Australopithecineos.

Os oceanos estavam habitados por baleias modernas que tinham substituído as baleias dentadas arcaicas. Eles eram os animais mais inteligentes do tempo, mas eles nunca desenvolveram o uso de ferramentas. Também nos mares apareceram os maiores tubarões carnívoros, Charcharodon, um antecessor do Tubarão Branco moderno, mas muito maior e mais pesado.

Quaternário

O período Quaternário viu a flora e a fauna de insetos ser essencialmente moderna. Contudo muitos tipos de mamíferos extintos ainda existiam, e geralmente de grande porte, que sobreviveu ate a idade do gelo do Pleistoceno.

1 comentários: