Início do Paleozoico

Introdução

Durante essa época animais de carapaças duras de todos os tipos já haviam evoluído no fundo do mar. Todos os grupos principais que existem hoje surgiram nessa época, o que chamamos de explosão cambriana. Durante o final do Ordovociano, a vida estava começando a deixar as águas e sair para a terra firme.

Era Paleozoica

A era Paleozoica é formada por seis períodos. Os três primeiros fazem parte do início do período Paleozoico e os outros três períodos são o Devoniano, o Carbonífero e o Permiano. O início do Paleozoico foi de 542-416 milhões de anos, o Devoniano 416-359 milhões de anos, o Carbonífero 359-299 milhões de anos e o Permiano 299-251 milhões de anos atrás.

Período Siluriano (444-416 milhões)

Significado: vinda dos silures - uma antiga tribo do País de Gales. Os continentes continuavam a se mover juntos. As bordas dos continentes foram inundadas, criando grandes áreas rasas de oceano sobre plataformas continentais. Muitos recifes e organismos de água rasa passaram a existir naquela época. As primeiras plantas terrestres apareceram.

Período Ordoviciano (488-444 milhões)

Significado: os ordovícios eram uma antiga tribo do País de Gales. No período Ordoviciano as massas de terra ao norte começavam a se mover em encontro a outra. Uma era glacial ocorreu na fronteira com o Siluriano - há 450 a 440 milhões de anos atrás.

Cambriano (542-488 milhões)

Significado: Cambria trata-se de um antigo nome em latim para País de Gales, onde o trabalho original foi realizado em baixas rochas Paleozoicas. No início do Paleozoico todos os continentes do sul - América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártica - eram parte de uma única parte de terra. Os continentes do norte - América do Norte, Europa e Ásia - eram partes de terra independentes espalhadas pelo oceano.

O Folhelho Burgess

O grupo mais espetacular de fósseis Cambrianos vem do Folhelho Burgess, no Canadá. Eles consistem em vários tipos de animais, sendo que a maioria não parece se encaixar em nenhuma classificação estabelecida. É como se a natureza estivesse experimentando toda forma imaginável assim que as partes duras do animal evoluíram, só para ver o que daria certo e o que não daria. 

Animais do Folhelho Burgess: Marella - semelhante a um trilobita com longos chifres em sua cabeça. Nectoaris - corpo semelhante a um camarão com rabo de enguia. Opabinia - semelhante a uma minhoca com um tronco de vários pares de nadadeiras. Wiwaxia - semelhante a uma lesma coberta com uma malha de ferro. Hallucigenia - corpo semelhante ao de uma minhoca com tentáculos de um lado e pernas finas como as de um louva-a-deus do outro. Anomalocaris - um grande predador marinho que provavelmente caçava todos os outros.

Calymene


Período: Siluriano.

Constituição: pigídio (escudo na cauda feito de segmentos fundidos), tórax (parte central do corpo feito a partir de segmentosa) e céfalo (escudo da cabeça).

Habitat: mares rasos.

Informação: foi um típico trilobita - um dos mais abundantes dos artrópodes marítimos no começo do Paleozoico.

Diplograptus


Tempo: Siluriano.

Tamanho: 5 centímetros em cada tronco.

Alimentação: partículas orgânicas suspensas.

Habitat: água aberta.

Informação: foi um graptólito - um organismo colonial flutuante. Consiste em duas fileiras de criaturas vivas de costas uma para outra, e várias suspensas de uma nuvem de gás. Outros grapólitos incluem Monograptus, com uma fileira, e Didymograptus, com duas fileiras alinhadas em forma de um osso de ave. Estes são todos valiosos fósseis de idade do início do Paleozoico.

Animais Terrestres

Embora digamos que não havia animais terrestres no início do paleozoico, nós sabemos da existência de alguns estranhos fósseis de rastros no Canadá, do período Cambriano. Eles foram formados por um animal de estrutura leve. O animal de corpo chato se arrastou através da areia úmida do litoral Cambriano. O animal tinha abas em cada lado de seu corpo e as enterrava na areia para se impulsionar para a frente, criando rastros que parecem as marcas de pneus de uma motocicleta.

Revista "o Mundo Pré-Histórico" - Livros Escala.

0 comentários:

Postar um comentário