Sexo Jurássico - Resumo

Se você não teve acesso ao Discovery Channel, ou não teve tempo de assistir, eis aqui um breve resumo do documentário divido em três partes: Tiranossauro, Estegossauro e Titanossauro.

Tyrannosaurus Rex

A reprodução do T-Rex podia ser mortal. Primeiramente o macho chamava a fêmea por sons baixos que atravessavam florestas, então a mesma poderia responder, atraindo o macho para sua locação. O chamado também podia atrair outros machos causando duelos muitas vezes. Os cientistas acham que os Tyrannosaurus poderiam ter penas na ponta da cauda, que chamava atenção das fêmeas. Após um ritual movendo a cabeça a fêmea abaixa o pescoço para iniciar o acasalamento, então o macho prossegue como na imagem acima, porém, como seus braços eram muito pequenos para ele se equilibrar na fêmea, ele mordia ela, como apoio, fazendo ser um acasalamento sanguinário. O pênis do Tyrannosaurus podia atingir até cerca de 1.80 m de comprimento. Depois de terminar, o macho deixa a fêmea sozinha, para criar suas crias, e continua seu caminho solitário.

Titanosaurus

A reprodução dos Titanossauros causavam grandes estrondos pelas florestas, isso porque cada um poderia pesar 32 toneladas. Inicialmente o macho e a fêmea faziam um ritual entrelaçando os pescoços, então o macho praticamente subia em cima da fêmea, que tinha de ser forte para aguentar um peso de 32 toneladas acima dela. O acasalamento era rápido, e quando o macho saia de cima dela e voltava ao chão um estrondo enorme atingia toda floresta. Este é uma das reproduções menos complexas que ocorreu na era Mesozóica.

Stegosaurus


O acasalamento mais complicado dos mostrados é deste. Inicialmente para atrair a fêmea, os cientistas acham que eles usavam as placas ósseas, que não serviam para regular a temperatura, mas sim para defesa e bombear o sangue para as placas que ficavam vermelhas, ou seja, quanto mais vermelhas ficavam, mais a fêmea ficaria atraida. Assim eram os duelos dos Estegossauros, competiam qual ficava com as placas mais avermelhadas de sangue. Então, após a fêmea aceitar, vinha a parte mais complicada para o macho. Primeiramente, como as placas eram apenas presas a pele, estas podiam ser viradas, e era isso que o macho vazia para não se machucar quando fosse subir na fêmea como os Titanossauros. Para cooperar a fêmea virava a cauda de espinhos para não atingirem o macho. Mesmo assim as vezes ocorriam acidentes, pois era um acasalamento perigoso.

Espero que tenham saciado a dúvida, se tinham. Agora é só ficar ligado no programa Anatomia de um dinossauro, que diferente de sexo jurássico, tem vários episódeos, toda quinta às 21 horas.

0 comentários:

Postar um comentário